Conheça acervo de músicas indígenas da Amazônia na internet

Projeto reúne 80 faixas de grupos indígenas de diferentes etnias

Gravação de índios wapichana (RR)Você é um curioso por novos ritmos e gêneros musicais? Se sim, vale a pena conhecer projeto realizado no norte do Amazonas e do Estado de Roraima. Lá foram reunidas músicas indígenas que deram origem a uma rica coletânea musical. O trabalho é resultado do projeto intitulado “A Música das Cachoeiras”, do grupo Cauxi Produtora Cultural.

São quase quatro horas de música e cerca de 80 faixas de grupos indígenas das etnias baniwa, wapichana, macuxi e tauepang. O nome é uma referência às correntezas e cachoeiras da bacia do Alto rio Negro, no Amazonas.

O projeto é um “registro etnográfico audiovisual”, no qual o principal foco é a música. O acervo completo do projeto para download está disponível no soundcloud do projeto (soundcloud.com/musicadascachoeiras).

O trabalho foi integralmente patrocinado pelo programa Natura Musical, no valor de R$ 100 mil, selecionado por meio de edital nacional em 2012, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. O acervo inclui gravação de músicas e vídeos, registros fotográficos, produção de uma cartilha e a criação de um site.

O projeto nasceu da ideia de resgatar a mesma expedição que etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg (1872-1924) realizou nas comunidades do Alto Rio Negro e na região do Monte Roraima entre 1903 e 1913. Koch-Grünberg foi um pesquisador que morou na região e registrou em suas obras a cultura material e imaterial dos povos ameríndios.

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

Conheça a magia do Hang, um dos instrumentos mais novos do mundo

Como será o bolachão do futuro?

Diásporas musicais africanas no Brasil

Fortaleza: coletânea de Rap, lançada ontem no Maloca Dragão, reúne 40 grupos

O cientista da vanguarda baiana

Discoteca criada por Mário de Andrade completa 80 anos

Conheça o novo Instagram da música, o SoundShare

Exposição Bailes do Brasil evidencia as relações entre moda, música e dança


Inscreva-se no Moozyca