Dica do Réu: a música africana engajada de Youssou N’dour

Gravado em Paris e em Dakar, o disco é obrigatório pra quem quer conhecer a música senegalesa

Por

É um trampo envolvente e o andamento/dinâmica das musicas dão ao ouvido a impressão de que outra música está surgindo a todo o tempo... Tá aí um prato cheio para samplers, rapaziada!

Salve, galera, beleza? Minha dica de hoje veio diretamente da África, mais especificamente do Senegal. É o LP de um dos mais conhecidos cantores africanos de todos os tempos: Youssou N’dour, que ganhou reconhecimento internacional pela luta humanista! Comprei esse LP, lá em BH, a bem da verdade, mais pela capa. Mas, quando ouvi, percebi que seu conteúdo é de uma riqueza que capa nenhuma daria conta!

Os metais, os tambores e os sons carregados com riffs e loops de teclado e sintetizadores dão o tom do trabalho do senegalês. Além disso, suas letras são belíssimas e ricas de poder! Não é à toa que o disco tem o título de “Nelson Mandela”. O álbum, que como o título sugere foi dedicado à luta de Nelson Mandela contra o apartheid, foi lançado em 1986 pela Polygran e chegou ao Brasil em 1988.

Gravado em Paris e em Dakar, o disco é obrigatório pra quem quer conhecer a música senegalesa. Todo ele foi escrito pelo cantor e é N'Dour que alimenta o álbum todo com seus vocais, com exceção da faixa "The Rubberband Man", que conta com um super vocal em coro!!! É um trampo envolvente e o andamento/dinâmica das musicas dão ao ouvido a impressão de que outra música está surgindo a todo o tempo... Tá aí um prato cheio para samplers, rapaziada!

Vamo de som:

Youssou N'Dour - Nelson Mandela:




Youssou N'Dour - Rubberband Man:



Uma curiosidade sobre o músico é que, em 1998, ele foi um dos compositores da trilha sonora da animação “Kirkou e a Feiticeira”. Se liga, vê se você não lembra ;)

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

O baile jamaicano-tupiniquim da OBMJ

"A paz, como a música, é uma necessidade universal”

Dica do Réu: o som brasileiro de Sarah Vaughan

Dica do Réu: densa e suave, Odara Sol encanta com um R&B de primeira

Cantora alemã Dota fala sobre sua relação com a música brasileira e o Nordeste

Irmãos ‘Aldo, the Band’ preparam versão remix do EP “Sunday Dust”

Dica do Réu: Sound DAfrique, uma viagem às sonoridades africanas

No Dia da Mulher Negra e Latina, celebre com música!


Inscreva-se no Moozyca