Quem já ouviu o Kurt Cobain cantar “Where Did You Sleep Last Night?” consegue entender a profundidade de um som que está para lá das fronteiras do grunge. A letra começa em forma de chamado a uma mulher que dormiu fora de casa, "em algum lugar entre os pinheiros, onde o sol nunca brilha e onde os ventos gelados sopram". Essa canção visceral mescla um bucolismo forte com certa introspecção, angústia e paranóia.
Seria uma música sobre um sentimento natural para um homem abandonado, bem compreensível na voz de Kurt Cobain – mas a letra não foi escrita pelo garoto de Seatle. A canção é uma regravação de um som de 1944, composta por Huddie William Ledbetter, conhecido pelo nome artístico de Lead Belly ou Leadbelly.
Na gravação clássica do acústico MTV, Kurt deixa de lado as suas distorções e power cords para fazer um som mais cru, ao estilo de Leadbelly, que tinha uma pegada baseada nos acordes cheios de violão e um vocal bastante expressivo, com efeitos de vibrato. Leadbelly foi um dos criadores do chamado "blues rural" – e aí fica claro o porquê do bucolismo de “Where Did You Sleep Last Night?”. E dizem até que o músico preferido de Kurt Cobain foi o próprio Leadbelly.
Prisão e imortalidade
Nascido em Mooringsport, Louisiana, em 1888, foi nas décadas de 1930 e 1940 que o compositor gravou os seus hits, como "Goodnight Irene", "Cotton Fields", "Midnight Special", "Black Betty", "Pick a Ball of Cotton", "Take This Hammer" e "Good Morning Blues", entres outras dezenas de músicas.
A chave do reconhecimento de Leadbelly veio por meio do folclorista John Lomax e seu filho Alan Lomax, com financiamento da Biblioteca do Congresso dos E.U.A. Os dois ficaram impressionados com a voz de tenor e os vibratos de Leadbelly e do vasto repertório do bluesman.
Os Lomax registraram a música do artista entre 1933 e 1934, quando o artista folk estava na prisão por esfaquear um homem. O músico teve algumas passagens pela prisão por tentativa de homicídio, por matar um parente em briga envolvendo uma mulher e porte de arma.
Leadbelly era desses músicos impressionantes, que dominava uma série de instrumentos, como piano, acordeão, bandolin, gaita e violino. Fora o violão de 12 cordas, que dá um timbre bem cheio, por conta das cordas dobradas. Entre os temas abordados em suas canções estão política, racismo, prisão, o trabalho no campo, cowboys e mulheres.
Leadbelly disse uma vez: "Quando eu toco, as mulheres vêm ao meu lado para ouvir e seus homens ficam com raiva". Essa frase talvez marque bem a figura conflituosa do músico, (e gênio indomável), composta por música, brigas, álcool, mulheres...
A história de Leadbelly foi registrada no cinema em 1976 pela Paramount Pictures e pode ser vista no Youtube: