Com 81 anos, João Donato lança álbum de inéditas após 15 anos

Disco traz estética de álbuns dos anos 70, como "A Bad Donato" e "Donato/Deodato"

"O disco lembra um pouco esse dinamismo do pessoal de São Paulo, aquele fogo paulista”Com quase 70 de carreira, e 81 de idade, João Donato demonstra que sua inventividade musical ainda borbulha. O artista brasileiro apresenta seu novo álbum Donato Elétrico, lançado pelo Selo Sesc. O disco é o primeiro de composições inéditas em quase 15 anos.

O trabalho abrange a estética de discos clássicos dos anos 70, como "A Bad Donato" e "Donato/Deodato", como uma proposta de encontrar sons diferentes de todos seus discos anteriores. O músico e compositor toca instrumentos como o piano elétrico Fender Rhodes e sintetizadores e teclados analógicos e conta com músicos da banda paulistana Bixiga 70.

“O disco é muito bom, gosto muito dele. Ele me lembra um pouco o Bad Donato, que foi um disco que fiz que causou bastante comentário na época, pois era diferente em termos de proposta. Lembra um pouco esse dinamismo do pessoal de São Paulo, aquele fogo paulista”, afirma Donato.

Donato Elétrico foi gravado em 2015, com participação de músicos como Guilherme Kastrup, Marcelo Dworecki, Décio 7, Douglas Antunes, Bruno Buarque, Zé Nigro, Gustavo Ruiz, Laércio de Freitas, em estúdios como Traquitana, Minduca e Navegantes, produzido por Ronaldo Evangelista e mixado por Victor Rice.

Parceiro musical de nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Eumir Deodato, Mongo Santamaria, Chet Baker, Gilberto Gil, Cal Tjader, Tito Puente, Sergio Mendes, e compositor gravado por músicos e cantores como Cannonball Adderley, Wes Montgomery, Herbie Mann, Gal Costa, Elza Soares, Nana Caymmi, Marcos Valle, Caetano Veloso, Emilio Santiago, entre muitos outros, João Donato é figura fundamental na história do jazz latino, da bossa nova e de toda a música brasileira dos últimos 60 anos. De seu começo nos anos 50 até hoje, centenas de temas e canções e dezenas de discos solo depois, Donato se renova enquanto se mantém o mesmo, à vontade em qualquer situação. 

Donato Elétrico

01 HERE’S J.D. (6:13)

02 URBANO (5:38)

03 FREQUÊNCIA DE ONDA (4:59)

04 ESPALHADO (4:09)

05 TARTARUGA (4:42)

06 SONECA DO MARRECO (3:59)

07 COMBUSTÃO ESPONTÂNEA (4:41)

08 RESORT (4:19)

09 XAXADO DE HERCULES (5:51)

10 G8 (5:17)

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

Fafá de Belém comemora 40 anos de carreira com novo álbum

"A paz, como a música, é uma necessidade universal”

Jonas Sá lança álbum "BLAM!BLAM!", que concorre ao Grammy Latino

Aos 78 anos, Elza Soares lança primeiro álbum de inéditas da carreira

Maíra Freitas lança álbum "Piano e Batucada"

Pernambucano Jota Erre lança o seu segundo álbum, Binário

Dica do Réu: "Sólido", primeiro trampo do Rap Sensation, foi um marco para o rap brasileiro

10 álbuns com 10 anos que ainda aparecem no shuffle do meu celular


Inscreva-se no Moozyca