Alemães do Raggabund trazem seu som multicultural para a América do Sul

Banda de Berlim mistura dancehall, latin, reggae, ska e rap em alemão, espanhol e inglês

Irmãos Paco Mendoza e Don Caramelo produzem música que vai do reggae ao latin e dancehall

Reflexo do mundo globalizado numa Alemanha multicultural, a Raggabund é uma banda que carrega boas surpresas sonoras. A mistura inteligente de ritmos quentes como reggae, dub, ska, cumbia, salsa, hip hop, raggamuffin e batidas eletrônicas servem de base para letras em alemão, espanhol e inglês, que cantam sobre amor, sobre o cotidiano em Munique e Berlim e também sobre injustiça social e intolerância. A turnê pela América do Sul (que começa dia 19 de Setembro em São Paulo, em show gratuito dentro do Mês da Cultura Independente) é organizada pelo Goethe-Institut e pelo PASCH! – Projeto Escolas: uma parceria para o futuro.
 
Formada em Munique há mais de 15 anos pelos irmãos Paco Mendoza e Don Caramelo, a Raggabund traz na bagagem o recém lançado Buena Medicina (2015, Irievibration Records). Este terceiro álbum de estúdio é o mais latino da carreira e a língua espanhola está presente em muitas faixas. A música que abre o disco, “Quiero Bailar” é um reggae viajante que emana boas vibrações. Em seguida, “So Nicht Geht”, anuncia a parceria com os The Dubby Conquerors (a cozinha da Raggabund) enquanto aborda temas de política e polícia. “Rock n’ Roll Girl” é um ska cantado em inglês. “Im Gestern” flerta com o dub e mostra o arsenal de batidas eletrônicas futuristas que a Raggabund insere em suas influências jamaicanas e latinas. A faixa-título, “Buena Medicina” é um reggae colorido que conta com a participação da cantora portuguesa Maria Rui. Atenção para “Nazimann”, uma balada pop de retórica social, onde Paco anuncia: “a população está globalizada”. A faixa “Chilling” é um convite à dança com um mix de cumbia com ragga; e por aí vai...


 
O disco anterior, Mehr Sound (2012, Chusma Records) também estará presente no repertório da turnê, com os hits “Beautiful Day” e com as batidas ultra dançantes de “Im Radio 2.0” e “Mama Sexy”. Ouça Mehr Sound (2012) de Raggabund na Rádio Zyca. Vale lembrar que a Raggabund é uma ótima beatmaker e que a música eletrônica é ponto alto na Alemanha.
 
Paco e Caramelo estão ansiosos para a gira de 13 shows pela América do Sul e prometem fazer um diário de bordo neste link. “Nossa mãe é peruana e nosso pai é paraguaio de origem alemã. Passamos os primeiros anos de nossas vidas no Brasil, na Argentina, na Nicarágua e em Honduras. E depois de mudarmos para Munique, viajamos sempre para o Peru e para o Paraguai para visitar parentes. Por isso a gente se sente em casa na América Latina”, diz Paco. 
 
Biografia Raggabund
 
Há anos, os irmãos Paco Mendoza e Don Caramelo produzem música reggae, latin e dancehall para o seu amplo círculo de fãs. Juntamente com a sua backing band The Dubby Conquerors (vencedores do European Reggae Contest), a Raggabund sempre é garantia de shows com muita energia e profissionalismo.
 
Paco Mendoza, artista que há pouco tempo lançou seu álbum solo Conciente y Positivo juntamente com o lendário DJ Vadim do Hip-Hop, é um artista multitalentoso. Além do seu papel como cantor e guitarrista da Raggabund, trabalha como produtor e compositor. A sua música "La Frekuencia" foi usada em 2014, entre outros, no filme "The Counselor" de Ridley Scott (com Brad Pitt, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Javier Bardem) e ainda serviu de base para a melodia titular. Além disso, ele atua como locutor e possui um programa semanal da rádio Mestizo FM, no WDR Funkhaus Europa.
 
Don Caramelo começou atuando no cenário hip hop e, desde 1995, é o homem de ponta da crossoverband Les Babacools.  Fez uma turnê muito bem sucedida com os "Babas" pela Europa e publicou vários álbuns. Caramelo também é um convidado muito bem vindo de diversos artistas de destaque. Recentemente, gravou várias músicas com artistas como Gentleman, Orishas, DJ Friction e a renomada banda argentina Karamelo Santo.
 
Esgotada a venda do álbum de estreia Erste Welt (2006, Edel Music), a banda Raggabund produziu, em seguida, o seu segundo longplayer Mehr Sound (2012, Chusma Records). Para tal, foram convidados amigos artistas como o lendário Macka B, DJ Vadim, Cajus & Roger (Blumentopf), Nosliw, Dr. Ring Ding ou Mal Élevé da banda Irie Révoltés. Mehr Sound foi criado em conjunto com o produtor Til Schneider (Tailormade), de Colônia, que tem no currículo trabalhos com bandas como Lalo Schiffrin & Dee Dee Bridgewater, Paquito D'Rivera, Anthony B ou Frank Dellé, do Seeed.
 
Independentemente de cantarem em alemão, inglês ou espanhol, a Raggabund empolga com uma diversidade de estilos. Os colegas do ramo musical sabem apreciar isso e, portanto, não admira que a Raggabund tenha sido convidada especial em turnês dos grupos Seeed e Gentleman. Somam-se a isso inúmeras participações especiais em shows de ícones como Sean Paul, Shaggy ou Fettes Brot.
 
Além do trabalho na Raggabund, Paco e Caramelo comprovaram as suas qualidades musicais no álbum em espanhol Caramelo Criminal (2004, Pias Records), quando entraram em estúdio com o renomado produtor hamburguês Silly Walks. Isso ressoou forte para além das fronteiras da Europa e possibilitou o trabalho em parceria com o Goethe-Institut em várias turnês por diversos países como o Vietnã, a Califórnia, o México, a Guatemala e o Peru. Em 2015, eles chegam ao Brasil e América do Sul com o apoio do Goethe-Institut e o novo disco Buena Medicina (2015, Irievibration Records).

Turnê Raggabund Brasil e América do Sul 2015

19/09 - São Paulo
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso
19h
Entrada franca
Tel.: 11 3397 4002
* Este show faz parte da programação do Mês da Cultura Independente.
 
26/09 – Salvador
Museu de Arte Moderna (MAM)
Av. Contorno s/n – Solar do Unhão
18h
Ingressos: R$ 7,00 / meia R$ 3,50
Informações: http://www.jamnomam.com.br
 
27/09 – Brasília
Praça dos Três Poderes
20h
Entrada franca
 
02/10 – Santiago, Chile
 
05/10 – Córdoba, Argentina

10/10 – Buenos Aires, Argentina
 
12/10 – Montevidéu, Uruguai
 
16/10 – Porto Alegre
TBA
 
21/10 – Rio de Janeiro
Teatro Rival - Evento fechado e gratuito
Para mais informações, ligue: (21) 3804-8201
 
25/10 - Quito, Equador

29/10 - La Paz, Bolívia
 
31/10 – Bogotá, Colômbia
 
07/11 – Perú, Lima

Raggabund te convida para a turnê ao som de “Beautiful Day”, assista aqui.

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

“Quero a música do oprimido”, afirma DJ Mukambo de Bruxelas

As aftas ardem, o rap gangster alemão idem

O cientista da vanguarda baiana

Cantora alemã Dota fala sobre sua relação com a música brasileira e o Nordeste

Quer ouvir Cúmbia? Não vá para Colômbia!

"Trabalhar com o Bob Marley era muito difícil", diz Junior Marvin ao Moozyca

Homem de Pedra lança EP Mais Amor

DJ Tahira fala sobre a festa eclética Moodz e referências europeias


Inscreva-se no Moozyca