Quarteto de sopros Sax Bem Temperado lança o CD "Caminhando" no projeto Música no MCB

Repertório traz músicas Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola

Por
TAGs: MCB |

Com foco na música popular brasileira, a apresentação acontece no terraço do Museu da Casa Brasileira

No último domingo do mês de julho, dia 26 às 11h, o projeto Música no MCB recebe o quarteto de sopros Sax Bem Temperado para lançamento de seu novo CD "Caminhando". Com foco na música popular brasileira, a apresentação acontece no terraço do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Criado em 2006, o quarteto composto por Flávio Corilow (Sax Soprano), Ronaldo Marquetti (Sax Alto), Paulo Pupo (Sax Barítono) e Vinicius Corilow (Sax Tenor) apresenta um repertório com arranjos inéditos de choro e samba tradicional de compositores consagrados como Tom Jobim, Pixinguinha, Milton Nascimento, Noel Rosa, entre outros, além de músicas próprias.

Sobre a escolha do repertório para o show no MCB, Flávio Corilow explica: "optamos por três autores que tem sobrenome musical: Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola. Os nomes são de instrumentos com cordas, mas nós executamos o repertório com sopros".

Em agosto, serão atrações do projeto Música no MCB:

Dia 2 - Quarteto KVAR
Formado por Vinícius Gomes (guitarra), Fábio Leandro (piano), Igor Pimenta (contrabaixo) e Guilherme Marques (bateria), o KVAR aborda repertório autoral influenciado pela música popular brasileira e pelo jazz.

Dia 9 - Dani e Debora Gurgel Quarteto
Mãe e filha, a pianista Debora Gurgel e a cantora Dani Gurgel trazem ao projeto Música no MCB sua fusão de ritmos brasileiros com harmonia jazzística, na qual a voz de Dani soa como um instrumento, elaborando constantes improvisações costuradas pelo suingue da música brasileira.

Dia 16 - Paula Sanchez e a Turma do Paulinho
Acompanhada da Turma do Paulinho, a cantora Paula Sanches, integrante da nova geração de sambistas de São Paulo, apresenta repertório de sambas de breque e sambas sincopados de Geraldo Pereira, Wilson Batista e outros compositores, seguindo a linha de intérpretes como Isaurinha Garcia, Linda Batista e Aracy de Almeida.

Dia 23 - Coral Zanzala
Fruto do sonho do maestro Rodrigo Augusto Tavares (in memorian), o Coral Zanzalá surgiu em 1978 e foi oficializado pela Prefeitura Municipal de Cubatão em 1993. Formado por 60 cantores, sob a regência de Nailse Machado Cruz, apresenta no MCB composições de Gilberto Gil, Gonzaguinha e Milton Nascimento, além de temas do gênero Spiritual, resgatando a forma de cantar dos negros norte-americanos com destaque para o solo de cada músico.

Dia 30 - Trio Caixa Cubo
Criado a partir dos diálogos musicais entre o baterista João Fideles e o pianista Henrique Gomide, o projeto Caixa Cubo toca com diferentes formações e propostas estéticas. A matriz africana de improvisação e a complexidade rítmica estão na origem de estilos que influenciam o trio: samba, baião e jazz. Outras propostas musicais do Caixa Cubo evidenciam também um diálogo com o repertório clássico e a música contemporânea do selo ECM.

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

Projeto Música no MCB divulga atrações de julho

Big Band EMESP encerra programação de outubro do projeto Música no MCB

Quarteto KVAR abre agosto no projeto Música no MCB

Trigonotron lança álbum com misturas que vão do rap ao violino

Teclas no Choro é o novo álbum do vibrafonista Ricardo Valverde

Já sabe o que ver na Virada Cultural deste fim de semana?

Sesc Santana apresenta programação musical gratuita em agosto

"Não fosse a cultura dos pobres e iletrados, seríamos o quintal de Nova York"


Inscreva-se no Moozyca