Festival As 4 Estações une música erudita e instrumental

Primeira edição do evento acontece entre os dias 21 e 24 de julho na Casa das Caldeiras

Evento traz programação variada, com destaque para duas apresentações da Camerata Latino AmericanaEntre os dias 21 e 24 de julho, São Paulo viverá uma nova experiência musical com o Festival As 4 Estações. O evento vai celebrar a música clássica e instrumental em uma programação variada, com destaque para duas apresentações da Camerata Latino Americana, que irá executar “As Quatro Estações”, de Vivaldi, acompanhada por projeções de videomapping em toda a estrutura fabril e imponente da Casa das Caldeiras, na Barra Funda. O festival é gratuito e o patrocínio é da empresa Syngenta.

Composta em 1725 pelo famoso compositor e músico Antonio Lucio Vivaldi, a obra “As Quatro Estações” ganha nova identidade nas mãos de Simone Menezes, regente da Camerata Latino Americana, um grupo de solistas fundado em 2013, cuja missão é levar a música clássica das salas de concertos para outros tipos de espaços e públicos.

Serão duas apresentações dentro do Festival As 4 Estações, na abertura e no encerramento do evento, ambas acompanhadas por projeções de mapping360⁰ da Visualfarm, produtora brasileira pioneira no desenvolvimento de novas linguagens visuais. Música e imagens se complementarão para transformar o concerto em uma experiência sensorial única, cuja principal narrativa será a celebração das mudanças climáticas e suas relações com o que nelas é semeado. Para Pablo Casabianca, Diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta, “é um privilégio para nós poder participar de iniciativas culturais no Brasil, especialmente de projetos como o Festival As 4 Estações, que além da qualidade artística, destaca a relação do homem com a natureza  e das estações de Vivaldi com os cultivos”.

“O espetáculo cerca o espectador em uma ambientação completa de som, luzes, imagens, laser, efeitos especiais e projeções mapeadas. Se muitas vezes a música clássica nos induz a fechar os olhos para melhor apreciá-la, desta vez queremos proporcionar uma intensidade de experiência multisensorial, que transporte o espectador ao universo do século XVIII”, comenta Alexis Anastasiou, diretor artístico da Visualfarm.

A regente Simone Menezes completa: "o mais interessante do festival é o caráter pós-moderno que ele oferece, esta criação de um ambiente jovem e inédito onde a arte visual elevará a intensidade da música erudita, permitindo novas sensações por parte do público”.

Além da Camerata, bandas do novo cenário musical recheiam a programação com a diversidade da música instrumental brasileira. Do jazz ao afrobeat, do rock à música eletrônica, tudo é referência quando experimentação e liberdade são palavras de ordem. Oficinas artísticas também fazem parte da programação, que será anunciada nas próximas semanas. Essa é a proposta do Festival As 4 estações, uma conexão pautada nas ilimitadas possibilidades poéticas do som e da imagem. É música instrumental para todas as temperaturas.

Festival As 4 Estações

Data: 21 a 24 de julho de 2016
Horário: 21 de julho a partir das 19h
Local: Casa das Caldeiras
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000, Barra Funda - São Paulo - SP
Ingresso: Grátis
Classificação Etária: Livre

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

Lo-Fi Jazz Festival anuncia New York Gypsy All Stars

35 anos sem Vinicius de Moraes

Criador da música por biocomputador revela obra exclusiva ao Moozyca

Lee Ranaldo, ex-Sonic Youth, é atração do Mês da Cultura Independente

Festival de jazz leva grandes nomes a Águas de São Pedro

Moozyca foi dançar o forró da capital nacional do pé de serra

Virada Virtual serve de esquenta para a Virada Cultural paulistana

Já sabe o que ver na Virada Cultural deste fim de semana?


Inscreva-se no Moozyca