4 Elementos: o olhar de Naná Vasconcelos para a natureza

Álbum mostra a criatividade do percussionista ao olhar para o mundo em busca da simplicidade

Enquanto o grande mestre da percussão, Naná Vasconcelos, não traz novidades sonoras ao mundo, continuamos ouvindo o seu último trabalho, chamado 4 Elementos (2013). O disco do pernambucano, eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo, mantém a sua alcunha de “genial” e também “experimentador”.

4 Elementos aprofunda suas pesquisas sonoras, inspiradas nos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo. “A Vinheta - Fogo” abre o disco, executada a partir de um pacote de salgadinho que imita o som da queima junto a um assovio. A segunda faixa, “Légua Tirana”, é uma bela música, profundamente entranhada no sertão nordestino, com vozes de rabeca conduzindo a música junto à percussão que vai dos sons mais ocos e graves até os mais agudos e vocais tribais. A música é uma releitura de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

O álbum segue com "Terráqueos - Vida - Bush Dance", composta por Naná, assim como todas as demais faixas do CD. Seguem na sequência as músicas: "Nizinga", trilha de filme de mesmo nome, dirigido por Octávio Bezerra e lançado em 2007; "Clementina", em homenagem a Clementina de Jesus; "Astronáfrica", uma fusão de cordas e percussão; "Coco Lunar"; a ciranda "Passos"; fechando com a faixa “Fogo”, semelhante à vinheta de abertura.

O destaque vai para as músicas "Terráqueos - Vida - Bush Dance" - que trata dos habitantes do planeta, com alusões aos nossos corpos musicais. A mistura de vozes - em diversos registros e ritimos - com uma bateria crua colocam o ouvinte em pleno transe.

O álbum de Naná mostra a criatividade do percussionista ao olhar para o mundo em busca da simplicidade. No disco não são encontrados solos assombrosos ou performances exuberantes. Nota-se uma tranquilidade no olhar mais do que maduro de um homem que já passou dos 70 anos. Aprender com a ordem natural do mundo é a lição que nos mostra Naná: "A natureza é um conservatório de vida e sabedoria", como ele próprio diz.

Inscreva-se no Moozyca

Leia também
Notice: Array to string conversion in /home/u377719025/domains/moozyca.com/public_html/pages/artigo.php on line 95

Notice: Array to string conversion in /home/u377719025/domains/moozyca.com/public_html/pages/artigo.php on line 98

Quer ouvir Cúmbia? Não vá para Colômbia!

Viagens lisérgicas, rituais e experimentações viram disco

Conheça álbum brasileiro que teria sido precursor do afrobeat

Cantora alemã Dota fala sobre sua relação com a música brasileira e o Nordeste

Do Texas para o mundo: Snarky Puppy é a banda de fusion da década

"A paz, como a música, é uma necessidade universal”

Sabia que o kuduro pode ter sido inspirado em Van Damme?

“Troco Likes”, novo álbum de Tiago Iorc, é poço de leveza e naturalidade


Inscreva-se no Moozyca