Você é um curioso por novos ritmos e gêneros musicais? Se sim, vale a pena conhecer projeto realizado no norte do Amazonas e do Estado de Roraima. Lá foram reunidas músicas indígenas que deram origem a uma rica coletânea musical. O trabalho é resultado do projeto intitulado “A Música das Cachoeiras”, do grupo Cauxi Produtora Cultural.
São quase quatro horas de música e cerca de 80 faixas de grupos indígenas das etnias baniwa, wapichana, macuxi e tauepang. O nome é uma referência às correntezas e cachoeiras da bacia do Alto rio Negro, no Amazonas.
O projeto é um “registro etnográfico audiovisual”, no qual o principal foco é a música. O acervo completo do projeto para download está disponível no soundcloud do projeto (soundcloud.com/musicadascachoeiras).
O trabalho foi integralmente patrocinado pelo programa Natura Musical, no valor de R$ 100 mil, selecionado por meio de edital nacional em 2012, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. O acervo inclui gravação de músicas e vídeos, registros fotográficos, produção de uma cartilha e a criação de um site.
O projeto nasceu da ideia de resgatar a mesma expedição que etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg (1872-1924) realizou nas comunidades do Alto Rio Negro e na região do Monte Roraima entre 1903 e 1913. Koch-Grünberg foi um pesquisador que morou na região e registrou em suas obras a cultura material e imaterial dos povos ameríndios.