Alemães do Raggabund trazem seu som multicultural para a América do Sul

Banda de Berlim mistura dancehall, latin, reggae, ska e rap em alemão, espanhol e inglês

Irmãos Paco Mendoza e Don Caramelo produzem música que vai do reggae ao latin e dancehall

Reflexo do mundo globalizado numa Alemanha multicultural, a Raggabund é uma banda que carrega boas surpresas sonoras. A mistura inteligente de ritmos quentes como reggae, dub, ska, cumbia, salsa, hip hop, raggamuffin e batidas eletrônicas servem de base para letras em alemão, espanhol e inglês, que cantam sobre amor, sobre o cotidiano em Munique e Berlim e também sobre injustiça social e intolerância. A turnê pela América do Sul (que começa dia 19 de Setembro em São Paulo, em show gratuito dentro do Mês da Cultura Independente) é organizada pelo Goethe-Institut e pelo PASCH! – Projeto Escolas: uma parceria para o futuro.
 
Formada em Munique há mais de 15 anos pelos irmãos Paco Mendoza e Don Caramelo, a Raggabund traz na bagagem o recém lançado Buena Medicina (2015, Irievibration Records). Este terceiro álbum de estúdio é o mais latino da carreira e a língua espanhola está presente em muitas faixas. A música que abre o disco, “Quiero Bailar” é um reggae viajante que emana boas vibrações. Em seguida, “So Nicht Geht”, anuncia a parceria com os The Dubby Conquerors (a cozinha da Raggabund) enquanto aborda temas de política e polícia. “Rock n’ Roll Girl” é um ska cantado em inglês. “Im Gestern” flerta com o dub e mostra o arsenal de batidas eletrônicas futuristas que a Raggabund insere em suas influências jamaicanas e latinas. A faixa-título, “Buena Medicina” é um reggae colorido que conta com a participação da cantora portuguesa Maria Rui. Atenção para “Nazimann”, uma balada pop de retórica social, onde Paco anuncia: “a população está globalizada”. A faixa “Chilling” é um convite à dança com um mix de cumbia com ragga; e por aí vai...


 
O disco anterior, Mehr Sound (2012, Chusma Records) também estará presente no repertório da turnê, com os hits “Beautiful Day” e com as batidas ultra dançantes de “Im Radio 2.0” e “Mama Sexy”. Ouça Mehr Sound (2012) de Raggabund na Rádio Zyca. Vale lembrar que a Raggabund é uma ótima beatmaker e que a música eletrônica é ponto alto na Alemanha.
 
Paco e Caramelo estão ansiosos para a gira de 13 shows pela América do Sul e prometem fazer um diário de bordo neste link. “Nossa mãe é peruana e nosso pai é paraguaio de origem alemã. Passamos os primeiros anos de nossas vidas no Brasil, na Argentina, na Nicarágua e em Honduras. E depois de mudarmos para Munique, viajamos sempre para o Peru e para o Paraguai para visitar parentes. Por isso a gente se sente em casa na América Latina”, diz Paco. 
 
Biografia Raggabund
 
Há anos, os irmãos Paco Mendoza e Don Caramelo produzem música reggae, latin e dancehall para o seu amplo círculo de fãs. Juntamente com a sua backing band The Dubby Conquerors (vencedores do European Reggae Contest), a Raggabund sempre é garantia de shows com muita energia e profissionalismo.
 
Paco Mendoza, artista que há pouco tempo lançou seu álbum solo Conciente y Positivo juntamente com o lendário DJ Vadim do Hip-Hop, é um artista multitalentoso. Além do seu papel como cantor e guitarrista da Raggabund, trabalha como produtor e compositor. A sua música "La Frekuencia" foi usada em 2014, entre outros, no filme "The Counselor" de Ridley Scott (com Brad Pitt, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Javier Bardem) e ainda serviu de base para a melodia titular. Além disso, ele atua como locutor e possui um programa semanal da rádio Mestizo FM, no WDR Funkhaus Europa.
 
Don Caramelo começou atuando no cenário hip hop e, desde 1995, é o homem de ponta da crossoverband Les Babacools.  Fez uma turnê muito bem sucedida com os "Babas" pela Europa e publicou vários álbuns. Caramelo também é um convidado muito bem vindo de diversos artistas de destaque. Recentemente, gravou várias músicas com artistas como Gentleman, Orishas, DJ Friction e a renomada banda argentina Karamelo Santo.
 
Esgotada a venda do álbum de estreia Erste Welt (2006, Edel Music), a banda Raggabund produziu, em seguida, o seu segundo longplayer Mehr Sound (2012, Chusma Records). Para tal, foram convidados amigos artistas como o lendário Macka B, DJ Vadim, Cajus & Roger (Blumentopf), Nosliw, Dr. Ring Ding ou Mal Élevé da banda Irie Révoltés. Mehr Sound foi criado em conjunto com o produtor Til Schneider (Tailormade), de Colônia, que tem no currículo trabalhos com bandas como Lalo Schiffrin & Dee Dee Bridgewater, Paquito D'Rivera, Anthony B ou Frank Dellé, do Seeed.
 
Independentemente de cantarem em alemão, inglês ou espanhol, a Raggabund empolga com uma diversidade de estilos. Os colegas do ramo musical sabem apreciar isso e, portanto, não admira que a Raggabund tenha sido convidada especial em turnês dos grupos Seeed e Gentleman. Somam-se a isso inúmeras participações especiais em shows de ícones como Sean Paul, Shaggy ou Fettes Brot.
 
Além do trabalho na Raggabund, Paco e Caramelo comprovaram as suas qualidades musicais no álbum em espanhol Caramelo Criminal (2004, Pias Records), quando entraram em estúdio com o renomado produtor hamburguês Silly Walks. Isso ressoou forte para além das fronteiras da Europa e possibilitou o trabalho em parceria com o Goethe-Institut em várias turnês por diversos países como o Vietnã, a Califórnia, o México, a Guatemala e o Peru. Em 2015, eles chegam ao Brasil e América do Sul com o apoio do Goethe-Institut e o novo disco Buena Medicina (2015, Irievibration Records).

Turnê Raggabund Brasil e América do Sul 2015

19/09 - São Paulo
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso
19h
Entrada franca
Tel.: 11 3397 4002
* Este show faz parte da programação do Mês da Cultura Independente.
 
26/09 – Salvador
Museu de Arte Moderna (MAM)
Av. Contorno s/n – Solar do Unhão
18h
Ingressos: R$ 7,00 / meia R$ 3,50
Informações: http://www.jamnomam.com.br
 
27/09 – Brasília
Praça dos Três Poderes
20h
Entrada franca
 
02/10 – Santiago, Chile
 
05/10 – Córdoba, Argentina

10/10 – Buenos Aires, Argentina
 
12/10 – Montevidéu, Uruguai
 
16/10 – Porto Alegre
TBA
 
21/10 – Rio de Janeiro
Teatro Rival - Evento fechado e gratuito
Para mais informações, ligue: (21) 3804-8201
 
25/10 - Quito, Equador

29/10 - La Paz, Bolívia
 
31/10 – Bogotá, Colômbia
 
07/11 – Perú, Lima

Raggabund te convida para a turnê ao som de “Beautiful Day”, assista aqui.

Inscreva-se no Moozyca

Leia também
Tropical Diáspora: a difusão da música afro-americana em Berlim dos anos 90

Tropical Diáspora: a difusão da música afro-americana em Berlim dos anos 90

DJ fala sobre o projeto Forrúmbia, que une forró e cúmbia em Berlim

DJ fala sobre o projeto Forrúmbia, que une forró e cúmbia em Berlim

As aftas ardem, o rap gangster alemão idem

As aftas ardem, o rap gangster alemão idem

“Quero a música do oprimido”, afirma DJ Mukambo de Bruxelas

“Quero a música do oprimido”, afirma DJ Mukambo de Bruxelas

As raízes ancestrais da música de Bob Marley

As raízes ancestrais da música de Bob Marley

“O hip hop é uma religião”, diz Zibordi, jornalista e pesquisador

“O hip hop é uma religião”, diz Zibordi, jornalista e pesquisador

O baile jamaicano-tupiniquim da OBMJ

O baile jamaicano-tupiniquim da OBMJ

Emicida faz show gratuito neste sábado em encontro de Hip Hop em SP

Emicida faz show gratuito neste sábado em encontro de Hip Hop em SP

"A ditadura não atrapalhava o reggae, pelo menos para mim", conta Jai Mahal

"A ditadura não atrapalhava o reggae, pelo menos para mim", conta Jai Mahal

"Trabalhar com o Bob Marley era muito difícil", diz Junior Marvin ao Moozyca

"Trabalhar com o Bob Marley era muito difícil", diz Junior Marvin ao Moozyca

Erivan contou ao Moozyca como o Rap o levou do Castelo Encantado à Finlândia

Erivan contou ao Moozyca como o Rap o levou do Castelo Encantado à Finlândia

Banda ‘Francisco, el Hombre’ discute violência doméstica em clipe

Banda ‘Francisco, el Hombre’ discute violência doméstica em clipe

Inscreva-se no Moozyca

Banner Moozyca