As raízes ancestrais da música de Bob Marley

Conheça estilos e bandas que influenciaram o reggae jamaicano

Jolly Boys, mestres do Mento Jamaicano

O reggae de Bob Marley soprou da ilha caribenha e levou notoriedade internacional à musica jamaicana. Mas além do legado de Bob, a ilha abriga uma rica diversidade de gêneros populares. O Moozyca entrou no jamaican style e listou alguns estilos ancestrais da música da terra natal de Bob. O que encontramos foi uma história recheada de musicalidade! Pronto pra aquela orelhada zyca?

Mento

A cultura musical da Jamaica funde elementos provenientes dos Estados Unidos, da África, das vizinhanças caribenhas e da música Rastafári, que é parte muito importante das celebrações religiosas. Da mistura musical  da religião e influências internas e externas nasce o primeiro gênero musical jamaicano, o mento. 

Mento utiliza basicamente instrumentos acústicos, como o violão, o banjo, a hand drum (espécie de tambor) e a rhumba box (tipo de caixote, usado como instrumento de percussão). As letras das canções muitas vezes falam de forma alegre e bem-humorada dos aspectos da vida quotidiana. Muitos comentários sobre questões sociais e pitadas de conotações sexuais também são comuns em suas letras.

A primeira forma de música popular jamaicana se deu entre os anos 1940 e 1950, com nomes como Count Lasher, Alerth Bedassee, The Ticklers, Lord Fly e Jolly Boys. O ritmo folclórico do mento antecedeu e influenciou outros estilos musicais jamaicanos, como o ska, o rockesteady e o reggae.

Dê uma orelhada na gravação de "Healing In The Balm Yard" por The Tickler aqui:

Ska

Com a crescente chegada de ritmos vindos dos EUA nos anos 60, a alternativa encontrada pelos produtores que montavam as festas sound sistem foi gravar versões próprias do R&B com os músicos locais. Essas versões foram consideradas os primórdios do Ska.

A singularidade do Ska se deve à mescla entre os estilos americanos, o mento  e o calipso de Trinidad e Tobago. O novo estilo tornou-se uma expressão dos marginalizados, as letras abordavam temas como marginalidade, discriminação e, acima de tudo, a diversão em harmonia.

A primeira banda de Ska que surgiu foi The  Skatalites. Em 1964, eles estiveram no top ten britânico com a música “Man in the Street“.

Outros músicos desse ritmo são Desmond Dekker, Don Drummond, Jimmy Cliff, Prince Buster, Theophilus Beckford e Tommy McCook. No Brasil, o Ska não é um ritmo muito propagado, entretanto, muitas bandas, como Paralamas do Sucesso, Skank e Titãs, têm algum ska em seus hits.

Rocksteady

Do meio para o fim da década de 1960, a velocidade das batidas do ska foi desacelerando. Os metais deram espaço a outros instrumentos e a voz dos cantores ganharam mais destaque, aparecendo, assim, o rockesteady.

O baixo mais acentuado, a repetição rítmica da guitarra, o piano, a harmonia vocal e as composições relacionadas à batida e ao protesto social que compunham o rocksteady têm bastante semelhança ao gênero musical  que o sucederia, o reggae.

Alguns nomes do  Rocksteady que se destacaram foram: Toots & The Maytals, Hopeton Lewis, The Aces, Honeyboy Martin & The Voices e The Wailers.

Escute “Take it easy” por Hopeton Lewis: 

Reggae 

Na década de 1970, o Reggae trouxe as raízes da Jamaica à tona. Nesse momento, Bob Marley iniciou sua carreira internacional tendo começado com o grupo The Wailers, que tocava ska e rocksteady.

O reggae colocou a Jamaica no mapa musical do mundo. Sua principal temática são problemas sociais e a religião. Muitas letras valorizam o uso da ganja (marijuana), que, segundo a visão Rastafari, traz iluminação à mente.

Muitos artistas foram importantes no cenário do reggae jamaicano, mas vale citar o cantor e compositor Toots Hibbert, que se juntou ao grupo vocal The Maytals para se tornar Toots & The Maytals, que também ajudaram a reforçar a popularidade do reggae com o hit "Pressure drop". Ouça  o som abaixo:

Inscreva-se no Moozyca

Leia também
Notice: Array to string conversion in /home/u377719025/domains/moozyca.com/public_html/pages/artigo.php on line 95

Notice: Array to string conversion in /home/u377719025/domains/moozyca.com/public_html/pages/artigo.php on line 98

"A ditadura não atrapalhava o reggae, pelo menos para mim", conta Jai Mahal

Diásporas musicais africanas no Brasil

O cientista da vanguarda baiana

O baile jamaicano-tupiniquim da OBMJ

"Trabalhar com o Bob Marley era muito difícil", diz Junior Marvin ao Moozyca

Tropical Diáspora: a difusão da música afro-americana em Berlim dos anos 90

OBMJ lança primeiro álbum inteiramente autoral baseado na cultura sci-fi

‘É mais barato produzir, então se produz muito’


Inscreva-se no Moozyca