Filme sobre Orlando Silva marca centenário do artista popular

O Cantor das Multidões, como era conhecido, foi o ídolo brasileiro da era do rádio

Acontece nesta quarta-feira (18/11), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a estreia de “Quero Dizer-te Adeus”, primeiro filme sobre Orlando Silva, um dos grandes nomes da era do rádio. O longa-metragem retrata a história do mito e do homem com muita emoção, o período do auge do “Cantor das multidões”, como também as dificuldades que enfrentou por causa das drogas, álcool e de seu grande amor, Zezé Fonseca. A estreia no MAM (RJ) será em 21 de dezembro às 18h. Ambos com entrada gratuita.

"Orlando foi um grande ídolo de massas do nosso país, não pode ser apagado, acho uma pena a falta de memória do Brasil" - Dimas Oliveira Junior

Promovida pelo ICCA (Instituto Cultural Cravo Albin), a cinebiografia independente, dirigida por Dimas Oliveira Junior, é realizada pela Oficina de Atores Rosina Pagan. A homenagem marca o centenário do “maior cantor brasileiro de todos os tempos”, nas palavras de João Gilberto.

“Dirigir o filme ‘Quer Dizer-te Adeus’ foi uma missão muito prazerosa. Conseguimos retratar em pouco tempo, ou seja, apenas 60 dias, com maestria, todos os detalhes e a estética da época, através de muitos estudos e um verdadeiro trabalho em equipe. Vou completar 40 anos de carreira e é com certeza um marco em minha vida", afirmou Oliveira Júnior. E completou: "Orlando foi um grande ídolo de massas do nosso país, não pode ser apagado, acho uma pena a falta de memória do Brasil, não devemos deixar que um nome tão forte seja esquecido no ano de seu centenário”, afirmou o diretor.

A seguir, ouça Nada além (1938), de Custódio Mesquita e Mário Lago, na voz do superpopular Orlando Silva:

O ator Willian Mello, que interpretou um dos precursores da Música Popular Brasileira teve uma caracterização forte e expressiva para o papel, passando por diversas transformações. Mudou a cor e corte do cabelo, formato do bigode, cor da pele, emagreceu e teve que aprender a fumar.

O elenco é composto pelos atores: Willian Mello (Orlando Silva), Julia Costa (Zezé Fonseca), Cassiano Kruger (Francisco Alves), Jefferson Mascarenhas (Francisco Meira), Analice Pierre (Dona Valentina), Thaynara Azevedo (Elvira Batista), Washington Lins (Bororó), Eduardo Motta (Wilson Baptista), Talita Lima (Mafalda), Dan de Almeida (Ary Barroso), Ana Negraes (Dona Balbina) e convidados: Diego Cristo, Miguel Langone, Jean Dandrah e Thiago Burlim. 

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

20 anos sem Agepê: conheça mais sobre o sambista do povo

Já sabe o que ver na Virada Cultural deste fim de semana?

Sabia que o kuduro pode ter sido inspirado em Van Damme?

Alemães do Raggabund trazem seu som multicultural para a América do Sul

“Júpiter”, terceiro álbum de Silva, é uma bomba de amor

“Nunca parei, eu saí de cena”, conta Di Melo

“Quero a música do oprimido”, afirma DJ Mukambo de Bruxelas

“Sou mais ter uma ideia e experimentar”, conta produtor francês iZem

Inscreva-se no Moozyca