Criado em 1995, o Mawaca pesquisa e recria a música das mais diversificadas partes do globo e é referência no cenário da música mundial no Brasil, além de participar de festivais na Europa e na América Latina.
É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de 15 línguas e as cantoras são acompanhadas por um grupo instrumental acústico: acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembé africano, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão.
Entre seus últimos trabalhos destacam-se o DVD Rupestres Sonoros - trabalho voltado para os cantos indígenas da Amazônia com um interessante entrelaçamento com a arte rupestre brasileira que contou com uma turnê pela Amazônia patrocinada pela Petrobras - e o DVD Ikebanas Musicais, no qual são apresentadas pérolas do repertório tradicional japonês entrelaçadas a musicalidade brasileira. Um dos destaques é o som ciranda indiana, que você pode ver aqui:
Seu repertório é formado por músicas de tradições díspares como a japonesa e a irlandesa; de países tão distantes entre si como Finlândia e Japão, África Central e Indonésia, regiões diferentes como Oriente Médio e Península Ibérica. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com a música brasileira.
O Mawaca produziu sete álbuns e três DVDs, cujo último trabalho é o próximo CD-DVD Inquilinos do Mundo – projeto focado nas músicas dos povos ciganos, nômades, migrantes, exilados e refugiados.
Nos dias 14 e 15 de novembro, o grupo vocal Mawaca apresenta no Sesc Ipiranga uma arqueologia musical que reúne arranjos contemporâneos para canções tradicionais dos índios Suruí de Rondônia, Kayapó de Xingu, Pakaa Nova de Guaporé, Kaxinawá do Acre, entre outros.
Show Mawaca
Dias 14 e 15/11. Sábado, às 21h; domingo, às 18h
Local: Teatro (200 lugares). Recomendação: Livre
Ingressos: R$ 6,00 a R$ 20,00