Thom Yorke chama a atenção ao fazer um experimento inédito na indústria musical. Por meio do sistema BitTorrent, o vocalista do Radiohead lançou seu disco solo “Tomorrow's Modern Boxes”, exclusivamente online, para download autorizado.
Cada cópia era vendida por apenas US$ 6. E não é que deu certo? Segundo informações divulgadas pelo próprio BitTorrent, o trabalho de Yorke teve 4,4 milhões de downloads, o que deve ter rendido cerca de US$ 20 milhões ao artista.
Segundo o músico, se isso funcionar, pode ser uma maneira eficiente de “devolver um pouco do controle do comércio da música na internet pelas pessoas que criam o material".
“Tomorrow's Modern Boxes” foi o primeiro álbum solo de Yorke desde “The Eraser”, de 2006. O produtor Nigel Godrich, que normalmente trabalha com o Radiohead, postou na internet uma foto de Yorke e Jonny Greenwood começando as gravações do novo disco da banda.
Já o “Atoms For Peace”, grupo paralelo do vocalista, deve ficar sem novidades por algum tempo: segundo a gravadora XL Records, Yorke está justamente ocupado demais com o Radiohead e seu trabalho solo para se dedicar ao projeto por enquanto.
Soundtrack de 18 dias
Há poucos dias, Yorke lançou a “Subterranea”, uma faixa de 18 dias que, segundo o The Independent, vai evoluindo e desenvolvendo - nenhum minuto ao longo das 432 horas é igual. É uma mistura de texturas ambientais, sons experimentais e gravações. Assemelha-se aos momentos mais abstratos do último álbum de Thom Yorke, “Tomorrow's Modern Boxes”, embora inclua toques de músicas como “Fitter, Happier”. A soundtrack foi usada em exposição na Carriageworks, em Sydney, na Austrália, e durou durou até o último fim de semana (6/6). Depois desta data, não existem planos para a “Subterranea”.
A estação de rádio australiana, Triple J, descreve a faixa como uma música bastante densa: “subs rebentam do chão, mids ecoam pelas paredes, enquanto que os agudos chovem do teto”.
Ouça abaixo um pedacinho da música utilizada na exposição: