O gênio da guitarra flamenca ganha as telas

Depois de receber o prêmio Goya, na Espanha, documentário sobre Paco de Lucía chega ao Brasil em setembro

Como compositor, produtor e guitarrista, Paco renovou o gênero, trazendo novas influências e técnicasOs amantes da guitarra flamenca já podem se preparar. Uma homenagem a Paco de Lucía, violonista espanhol morto em 2014, está prestes a chegar ao Brasil. Paco de Lucía, a Busca, de Curro Sánchez, é um documentário produzido pelos filhos do músico. A previsão de estreia no país é para o próximo Festival do Rio, que ocorre em setembro e outubro. Recentemente, o filme recebeu o prêmio Goya (mais reconhecido da Espanha), na categoria de documentário.

O documentário é composto por uma grande entrevista com Paco de Lucía, trazendo depoimentos de músicos como Alejandro Sanz, Carlos Santana e John McLaughlin, que conviveram e tocaram com Paco de Lucía. Desde que foi lançado, em setembro de 2014, no Festival de San Sebastián, o filme já vendeu mais de 40 mil cópias.

Paco de Lucía é certamente um dos maiores nomes da música espanhola. Foi ele o responsável por uma revolução do flamenco. Com origem influenciada pela cultura cigana, árabe e judaica, o ritmo é associado principalmente à região da Andaluzia, Múrcia e Estremadura, na Espanha. Como compositor, produtor e guitarrista, Paco renovou o gênero, trazendo novas influências e técnicas. Por esse e outros motivos, recebeu, em 2004, o Prémio Príncipe das Astúrias, como "um músico que transcendeu fronteiras e estilos".

Paco de Lucía chegou a assistir a 45 minutos do documentário e, segundo Curro, se emocionou com o resultado. A morte do músico ocorreu no México, depois de um infarto, quando o filme entrava em fase de edição.

 

Relembre como era a performance de Paco de Lucía:

 

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

O cientista da vanguarda baiana

Alemães do Raggabund trazem seu som multicultural para a América do Sul

“Nunca parei, eu saí de cena”, conta Di Melo

“Sou mais ter uma ideia e experimentar”, conta produtor francês iZem

Trompetista Guizado lança "O Voo do Dragão"

‘É mais barato produzir, então se produz muito’

Ao Redor lança clipe de “No Embaralho da Vida”

"A paz, como a música, é uma necessidade universal”

Inscreva-se no Moozyca