O gênio da guitarra flamenca ganha as telas

Depois de receber o prêmio Goya, na Espanha, documentário sobre Paco de Lucía chega ao Brasil em setembro

Como compositor, produtor e guitarrista, Paco renovou o gênero, trazendo novas influências e técnicasOs amantes da guitarra flamenca já podem se preparar. Uma homenagem a Paco de Lucía, violonista espanhol morto em 2014, está prestes a chegar ao Brasil. Paco de Lucía, a Busca, de Curro Sánchez, é um documentário produzido pelos filhos do músico. A previsão de estreia no país é para o próximo Festival do Rio, que ocorre em setembro e outubro. Recentemente, o filme recebeu o prêmio Goya (mais reconhecido da Espanha), na categoria de documentário.

O documentário é composto por uma grande entrevista com Paco de Lucía, trazendo depoimentos de músicos como Alejandro Sanz, Carlos Santana e John McLaughlin, que conviveram e tocaram com Paco de Lucía. Desde que foi lançado, em setembro de 2014, no Festival de San Sebastián, o filme já vendeu mais de 40 mil cópias.

Paco de Lucía é certamente um dos maiores nomes da música espanhola. Foi ele o responsável por uma revolução do flamenco. Com origem influenciada pela cultura cigana, árabe e judaica, o ritmo é associado principalmente à região da Andaluzia, Múrcia e Estremadura, na Espanha. Como compositor, produtor e guitarrista, Paco renovou o gênero, trazendo novas influências e técnicas. Por esse e outros motivos, recebeu, em 2004, o Prémio Príncipe das Astúrias, como "um músico que transcendeu fronteiras e estilos".

Paco de Lucía chegou a assistir a 45 minutos do documentário e, segundo Curro, se emocionou com o resultado. A morte do músico ocorreu no México, depois de um infarto, quando o filme entrava em fase de edição.

 

Relembre como era a performance de Paco de Lucía:

 

Inscreva-se no Moozyca

Leia também
Notice: Array to string conversion in /home/u377719025/domains/moozyca.com/public_html/pages/artigo.php on line 95

Notice: Array to string conversion in /home/u377719025/domains/moozyca.com/public_html/pages/artigo.php on line 98

“Sou mais ter uma ideia e experimentar”, conta produtor francês iZem

O cientista da vanguarda baiana

Alemães do Raggabund trazem seu som multicultural para a América do Sul

“Nunca parei, eu saí de cena”, conta Di Melo

Erivan contou ao Moozyca como o Rap o levou do Castelo Encantado à Finlândia

‘É mais barato produzir, então se produz muito’

Ao Redor lança clipe de “No Embaralho da Vida”

"A paz, como a música, é uma necessidade universal”


Inscreva-se no Moozyca