Trompetista Guizado lança "O Voo do Dragão"

Novo álbum traz influências orientais e de autores como Schoenberg, Stravinsky e Thelonious Monk

Com três discos no currículo, trompetista e compositor mescla sons orgânicos com sintetizadores e programações eletrônicasPertencente à nova safra da música independente nacional, o trompetista Guizado vem alisando os tímpanos do público com a sua forma particular de tocar. Agora, o músico dá um grande passo em direção a uma estética própria, com o lançamento do terceiro álbum, "O Voo do Dragão", Guizado, que o coloca entre os grande expoente do nu jazz produzido no Brasil.

Fortemente influenciado pela cultura oriental, o trompetista e compositor baseou a sua obra em livros como "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, e filmes como "Operação Dragão", de Bruce Lee, e "Ghost Dog: The Way of the Samurai", de Jim Jarmusch.

Segundo o artista, o Voo do Dragão é uma viagem que engloba estudos sobre música erudita contemporânea de autores como Schoenberg e Stravinsky, compositores modernos como Wayne Shorter e Thelonious Monk, além de elementos do Punk Rock e do Free Jazz.

Guilherme Mendonça, o verdadeiro nome de Guizado, busca quebrar paradigmas, juntando skate com jazz, e amadurece ao mesmo tempo em que leva a música instrumental para os mais jovens.

Além de assumir o seu trompete ácido, Guizado também é responsável pelas programações eletrônicas (samples produzidos com a MPC e sintetizadores modulares) e arranjos. A banda que performou no álbum é formada por Allen Alencar, na guitarra, Thiago Duar, no sintetizador baixo, Thiago Babalú, na bateria e Caetano Malta, no sintetizador responsável pela harmonia.

O álbum está disponível nas principais plataformas streaming (Spotify, Rdio, Deezer, Google Play, Napster e iTunes). Vale lembrar que duas faixas de O Voo do Dragão - Tigre e Toro também estão disponíveis no Youtube oficial do artista.

Orgânico e eletrônico

Com três discos no currículo - Punx (Punx Records, 2008), Calavera (Punx Records / Trama, 2010) e O Voo do Dragão (Punx Records, 2015), o trompetista e compositor segue comprometido com a mescla de elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e programações eletrônicas.

O músico já passou pelos principais festivais do circuito nacional e internacional como: No Ar Coquetel Molotov (Recife), Goiânia Noise (2008), a versão brasileira do novaiorquino Nublu Jazz Fest (São Paulo), Roskilde Festival (Dinamarca), Festival Contato (São Carlos), entre outros.

Além do trabalho solo que lhe rendeu várias indicações e prêmios (como o Prêmio da Música Brasileira, em 2011), Guizado assume o trompete nos shows de inúmeros artistas celebrados na música brasileira como Karina Buhr, Céu, Criolo, Nação Zumbi, Elza Soares, Arnaldo Antunes, entre outros.

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

Trompetista Guizado apresenta disco Guizadorbital com influências cósmicas

Mariella Santiago lança segundo álbum

Quarteto de sopros Sax Bem Temperado lança o CD "Caminhando" no projeto Música no MCB

Banda cearense Astronauta Marinho lança álbum “Menino Sereia”

Ensaio fotográfico apoia Karina Buhr, após seu álbum ser censurado no face

Trigonotron lança álbum com misturas que vão do rap ao violino

Com 81 anos, João Donato lança álbum de inéditas após 15 anos

Avante O Coletivo lança segundo disco com participações internacionais

Inscreva-se no Moozyca