Dia do professor: "Os benefícios da música na infância"

Professor afirma que incentivar o aprendizado musical faz bem para o corpo e mente da criança

Tocar um instrumento musical contribui para um bom desenvolvimento psicológico e social da criança O período do nascimento até os 6 anos de idade são fundamentais para aprender a decifrar as imagens sonoras da música e desenvolver representações mentais para organizar o aprendizado. E os professores são fundamentais para o desenvolvimento das aptidões sonoras!

Assim como todas as crianças nascem com o potencial para aprender a falar e compreender a sua língua nativa, todas nascem com a capacidade de executar e compreender a música. Tocar regularmente melhora as competências linguísticas, a memória e a percepção do mundo ao redor.

É o que explica um dos fundadores da startup Sala do Músico, Samuel Negrão, formado em música pela faculdade Claremont McKenna College na Califórnia, Estados Unidos: “Aprender música desenvolve o raciocínio, estimula a memória, mas também ensina autodisciplina, paciência e a ter sensibilidade”.

Outros grandes benefícios que a música proporciona são a socialização e o trabalho em equipe. “Para que uma orquestra ou uma banda dê certo é necessário que todos os participantes toquem seus instrumentos em harmonia, respeitando o ritmo e os tempos para cada um”, afirma Samuel.

De acordo com Samuel, tocar um instrumento musical contribui para um bom desenvolvimento psicológico e social da criança além de influenciar positivamente o entendimento de outras áreas do conhecimento o que influencia positivamente as demais disciplinas aprendidas na escola.

Daí a importância do aprendizado musical para crianças e também adolescentes. “Como o aprendizado da música necessita de dedicação e uma dose de talento é fundamental que os pais incentivem a criança a tocar o instrumento de sua escolha”, completa Samuel.

E para garantir que a criança aprenda com profissionais qualificados e de confiança, que foi criado o site Sala do Músico, que reúne professores de todo o Brasil e oferece cursos de instrumentos musicais e também cursos específicos voltados para o mercado como composição, produção musical, musicoterapia, entre outros. Conheça o projeto em www.saladomusico.com.br.

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

"Fazer arte exige mais do que bater cartão", afirma regente

Bukowski não seria o mesmo sem a música clássica

De cachorra à poderosa: o vestuário do funk na periferia do Rio

Criador da música por biocomputador revela obra exclusiva ao Moozyca

"Abrimos ainda mais o leque para novos estilos", conta guitarrista do Iconili

BNegão & Seletores de Frequência voltam a São Paulo

“Quero a música do oprimido”, afirma DJ Mukambo de Bruxelas

“Sou mais ter uma ideia e experimentar”, conta produtor francês iZem


Inscreva-se no Moozyca