Dica do Réu: densa e suave, Odara Sol encanta com um R&B de primeira

Cantora brasileira vive na Alemanha e lançou seu primeiro EP em 2013

Por

EP

Graças à tecnologia tive o prazer e a felicidade de falar com a cantora brasileira de R&B que mais ouço nesses últimos meses, a simpaticíssima e talentosa "Odara Sol", que lançou, em 2013, o EP "Realidade".

"Desde pequena soube que queria ser cantora. De lá pra cá venho buscando encontrar o melhor caminho pra alcançar esse objetivo"

Odara iniciou sua trajetória no grupo de jovens da paróquia São João, em Taboão da Serra, e na banda de hardcore Motim, mas foi por meio do Mc Gaspar, do Z'áfrica Brasil, que ela conheceu o hip hop. “Quanto mais eu conhecia o hip hop, mais eu me identificava. Aí comecei a cantar e a fazer rap”, disse Odara ao Moozyca. Para desenvolver o canto, passou por vários outros estilos, mas fincou raízes mesmo na banda Conclusão, que acabou em 2003.

A artista, atualmente, vive na Alemanha. Ela foi morar no país por conta de um casamento que durou nove anos, mas, mesmo após o término do relacionamento, ela permaneceu no país. Lá, produziu seu EP e, mesmo tendo que enfrentar dificuldades como fato de cantar em português e de ter que conviver com a saudade de casa e da família, Odara mantém uma carreira vitoriosa fora do país há anos.

Sobre seu EP, o “Realidade”, tenho a dizer que é um álbum visceral, cheio de melodias suaves e, ao mesmo tempo, densas. Odara o produziu com suas próprias mãos e com a ajuda do DJ Teroe. Um detalhe interessante é que ela se formou em Produção Musical e Áudio antes de trampar no disco, que foi gravado em dois home estúdios - dela e do Teroe, que ficou responsável pela mixagem e pela masterização do álbum ao lado de Andreas Jung.

Odara teve receio de encontrar dificuldades para fazer trabalho circular bem pelo Brasil, mas o resultado foi melhor do que ela esperava. “O EP repercutiu muito bem no Brasil. As pessoas têm comentado bastante sobre como elas se identificam com as músicas. Teve até uma família que batizou a filha de Odara Sol em minha homenagem! Isso foi incrível! As crianças também me mandam mensagens... Fico muito, muito feliz mesmo por poder entrar na vida dessas pessoas. Feliz por elas receberem minha musica e permitirem que a mensagem entre na vida delas”, disse Odara.

Bora de som?

Minha Prece

Realidade

 

Inscreva-se no Moozyca

Leia também

Cantora alemã Dota fala sobre sua relação com a música brasileira e o Nordeste

35 anos sem Vinicius de Moraes

“Sou mais ter uma ideia e experimentar”, conta produtor francês iZem

O cientista da vanguarda baiana

“Minha música é negra, feminina e periférica”

Pela música, dormi na rua. Quem nunca?

Criador da música por biocomputador revela obra exclusiva ao Moozyca

"A paz, como a música, é uma necessidade universal”


Inscreva-se no Moozyca